SOBRE a A. C. B.


A Associação Cultural de Bossoroca, fundada em 14 de março de 1994, é uma entidade civil sem fins lucrativos, que tem como objetivos principais, a integração da comunidade em todos os seus segmentos, congregando as manifestações culturais, promovendo o estudo, a difusão e divulgação das expressões artísticas, através de encontros, palestras, mostras, e apresentação de grupos que tenham referência com a cultura das diversas regiões do estado e do país, e desta forma, estimular a transformação da comunidade em um centro de integração e desenvolvimento cultural, através do incentivo à expressão artística e cultural brasileira.

Atualmente sua sede está localizada onde funcionou o primeiro grupo escolar do município, construído em 1936 e cedido pelo Governo Municipal.

A atual diretoria manifesta sua preocupação com questões sociais, pois entende da necessidade de, juntamente com outros parceiros, construir um alicerce forte e inabalável, num trabalho que alcança, principalmente, a criança e o jovem, principais vítimas do aculturamento.

Sobre as atividades desenvolvidas ao longo deste período, destacamos o seguinte:

MANANCIAL MISSIONEIRO DA CANÇÃO – festival de cunho nativista/missioneiro, cujo movimento iniciou em 1990, com a última edição realizada em 2012.

ENCONTRO SUL-AMERICANO DE FOLCLORE – Inserido nas comemorações da semana municipal do folclore, este evento é um dos mais significativos da região, promovendo a integração entre países como a Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.

BOSSOROCA – UM CANTOCHÃO MISSIONEIRO – edição de um CD com participação exclusiva de músicos, poetas e compositores, naturais de Bossoroca. O objetivo é valorizar e divulgar o trabalho de artistas locais. Em 2013, ocorre a 2ª edição deste evento.

PROJETO MEMÓRIA FARROUPILHA – Com a primeira edição em 2012 e apoio da Eletrosul, este projeto visa transmitir, através de palestras e principalmente aos mais jovens, o verdadeiro sentido do tradicionalismo, mostrando nossa história de uma forma mais real, mudando a imagem que os Centros de Tradições constroem, sem que haja a devida preocupação com os verdadeiros aspectos de nossa cultura.

21 – OS ANOS QUE NÃO FORAM ESCRITOS – Documentário em vídeo, com depoimento de pessoas da região, sobre o período do regime militar, de 1964 a 1985, tendo por objetivo principal, alunos e professores da rede de ensino.

1ª SELETA DA POESIA CRIOULA – Realizado em conjunto com o CTG Sombra de Carreteiro, deste município, reuniu grandes nomes da expressão oral do RS, além de participantes regionais. Esta primeira edição foi realizada em 2012.

Nossos Valores – Poetas em prosa e verso (livro)
Noel Guarany – Vida e obra de um missioneiro (revista)
Carnaval na Buena Terra
Arte nos muros
Troncos Missioneiros (divulgação da obra do artista plástico Marquito Moraes)
- Bossoroca - Locais históricos e pontos turísticos (revista)