NOEL GUARANY - Vida e obra de um missioneiro

Em 12 de dezembro de 2013, a ACB realizou a solenidade de lançamento da revista que conta a história do missioneiro Noel Fabrício da Silva – Noel Guarany. Com a presença do Prefeito de Bossoroca, Ardi Jaeger e do Presidente da Câmara de Vereadores que também é apoiadora do projeto, além das demais autoridades e convidados. Após as manifestações, aconteceu a entrega dos exemplares aos  presentes e logo em seguida, uma apresentação da Família Guedes, com Jorge Guedes e Filhos, os quais estavam chegando de uma turnê de shows e vieram diretamente a Bossoroca para participar do evento. Jorge Guedes, que foi parceiro de Noel, contou sua trajetória musical que teve início com Noel Guarany e interpretou algumas musicas que fazem parte do acervo do "Cantor da Bossoroca". À noite, a diretoria da ACB reuniu-se em um jantar festivo, realizando a última reunião de 2013.
























































Outros fatos ligados à Noel Guarany 


MAUSOLÉU - Uma justa homenagem ao "Cantor da Bossoroca", foi idealizado pela municipalidade de Bossoroca no ano de 1999. Durante a realização da 5ª edição do Manancial Missioneiro da Canção, foi inaugurado o mausoléu onde repousam os restos mortais de Noel Fabrício da Silva - Noel Guarany. Este mausoléu é um conjunto formal e estético com significação histórica relativa ao Cantor Missioneiro, que em sua obra, interpretou com  fidelidade, nossa historiografia. Neste conjunto, temos o mausoléu que é o sepulcro em que repousa o ilustre filho da Bossoroca. Suas linhas suaves dispõe de uma cripta que lembra o estilo barroco do período colonial brasileiro, objetivando assinalar sua marcante passagem e que pereniza o reconhecimento popular. No contexto desta simbologia, encontramos a Cruz de Lorena, que marca o período da civilização Jesuítica-Guarani, tantas vezes citada na obra de Noel. O violão, companheiro inseparável nas andanças do missioneiro, pelo estado e além fronteiras. O "pala velho", posto sobre um dos braços da cruz e que foi tema de uma de suas composições, "Romance do pala velho". Paredes de pedras, que reportam às grandes sesmarias da região, suas cercas de pedras e as ruínas das antigas reduções. Moirões com varas, que se constituem numa saudosa lembrança das lides campeiras, no manejo do gado, dos dia de marcação, castração, aparte, etc., e lembram as antigas mangueiras, com troncos e varas redondas. Bloco de concreto, propositalmente forte e rijo onde está um trecho da obra poética de Noel, com a força de sua comunicação em que a letra aludia o prenuncio de sua morte. Corrente e Ferraduras, que representam uma tentativa de se reportar ao tempo das revoluções que marcaram a região Missioneira, desde as invasões correntinas, portuguesas, a revolução farroupilha  e outros fatos que marcaram a conquista deste chão colorado. Leivado de grama Missioneira, tapete de grama lembrando a pampa Rio-Grandense, onde proliferou a criação de gado, habitat do povo Guarani e do gaúcho indomável. Este projeto é de autoria do arquiteto Plínio Ivar da Rosa, e encontra-se localizado junto ao cemitério municipal, na entrada da cidade.






























EXPOSIÇÃO - O espaço localizado no saguão de entrada da Prefeitura Municipal de Bossoroca, conhecido como "Espaço Noel Guarany", resultou da necessidade de mostrar à população e visitantes, objetos pessoais deste missioneiro, como fotos, letras de musicas, um de seus violões e outros pertences que sintetizam sua vida e sua arte. A intenção de criar este local surgiu por ocasião de seu velório, no dia 6 de outubro de 1988, que foi prontamente aceita por todos, principalmente pelos familiares de Noel, sua esposa Neidi e a filha Laura. Posteriormente, o Governo Municipal iniciou a estruturação do local o qual foi inaugurado no dia 6 de outubro de 2007, sendo que à noite, foi realizada uma das edições do evento em sua homenagem, "Tributo a Noel Guarany", com a participação efetiva de vários artistas, simpatizantes e comunidade local e regional.



ESTÁTUA - A estátua de Noel Guarany está localizada na entrada da cidade, onde o missioneiro e "Cantor da Bossoroca" recepciona os visitantes que vem até a Buena Terra Missioneira. Numa iniciativa da Confraria do Icamaquã, este monumento foi erguido graças a colaboração da comunidade e dos fãs da obra musical deixada por Noel.