CTG SINUELO DAS MISSÕES - Um pouco da história




CENTRO DE TRADIÇÕES GAÚCHAS SINUELO DAS MISSÕES
“Reculutando as tradições”




BREVE RESUMO E UM POUCO DA HISTÓRIA

Considerado como uma das mais importantes referências do tradicionalismo gaúcho, o CTG Sinuelo das Missões, teve sua criação no ano de 1967, liderada pelo santiaguense Manoel Vargas Loureiro, seu primeiro Patrão e de muitos tradicionalistas da Bossoroca, a exemplo de Luiz Carlos Rodrigues Dutra e Nercy Rodrigues Dutra, que também foram patrões desta entidade e de Crescêncio Fabrício da Silva, entre outros, sócios fundadores e importantes colaboradores no desenvolvimento de nosso centro de tradições. 

Sua sede inicial era uma construção em madeira, de formato arredondado e coberta de capim Santa Fé. Na frente, antigos moirões emprestavam um aspecto rústico, bastante semelhante aos galpões das antigas estâncias e fazendas. E foi desta forma que esta entidade conquistou o respeito e o apreço dos tradicionalistas da Buena Terra e tornou-se uma referência pelas atividades tradicionalistas que desenvolveu.

Muito embora, parte da história do Sinuelo das Missões tenha se perdido no tempo, é possível resgatar algumas situações características, como a primeira reunião que foi realizada com a intenção de criar este CTG. Nesta reunião, sob a liderança de Manoel Vargas Loureiro, ocorreu a participação do então interventor federal João Cândido Dutra, que foi responsável por sua condução. Em dado momento, foi a vez da escolha do nome do CTG. Foi solicitado que o plenário sugerisse alguns nomes, que foram os seguintes: Farrapos, por Jairo Nascimento, Vigia dos Pampas, por Sostenido Tomich, Vaqueano das Missões por Clóvis lena do Nascimento, Galpão Crioulo, por Manoel Vargas Loureiro e Sinuelo das Missões, por Brasileiro Rodrigues Dutra, que foi a denominação escolhida. Brasileiro Rodrigues Dutra ou Deco Dutra, era uma figura de muita popularidade na cidade e conhecido por ser um exímio declamador e fã incondicional de Jayme Caetano Braun, estando sempre presente nos festejos da Semana Farroupilha.

O lema criado para identificar o Sinuelo das Missões, foi “Reculutando as tradições”. A expressão “reculuta”, muito utilizada pelo homem do campo, nas lides campeiras, vem de “recrutar” que significa juntar, reunir, numa referência as tropeadas, quando se juntava o gado para levar à um determinado lugar ou simplesmente, trazer para um potreiro.

O primeiro grupo de danças do CTG, que se tem conhecimento, foi criado na primeira gestão do patrão Luiz Carlos Rodrigues Dutra e chamou-se “Caçula das Missões”, por ser um grupo formado por crianças e que era coordenado por sua esposa. Este grupo teve importante destaque na região das Missões, em Porto Alegre e participou em uma das edições da Expointer. O patrão Luiz Carlos Dutra também foi o responsável pela organização do primeiro rodeio estadual de Bossoroca.

A primeira prenda do CTG Sinuelo das Missões, foi a jovem Ester Bica, no ano de criação, 1967.

Em 1973, na gestão do Sr. Nercy Rodrigues Dutra, acontecia, pela primeira vez em Bossoroca, um Encontro de Patrões que reuniu entidades tradicionalistas de todo estado. Também em sua gestão, o patrão Nercy realizou o 2º Rodeio Estadual de Bossoroca.

Em sua última gestão o patrão Luiz Carlos Dutra iniciou a compra de material para a nova sede do Sinuelo das Missões, que de muito vinha sendo gestada. Areia, tijolos e ferro, foram entregues ao patrão Jairo Velloso, quando este assumiu a condução do CTG, em sua primeira gestão. A partir de então, ocorreu um trabalho constante, cuja finalidade era a construção da nova sede, diante da precariedade do antigo galpão. Pela primeira vez na entidade realizou-se uma chamada de capital, conforme previsão estatutária. O valor arrecadado foi suficiente para que se desse início a construção da nova sede. O velho galpão veio abaixo e ergueu-se o salão principal da entidade. Durante o período de construção, a patronagem realizava os eventos, fandangos principalmente, em espaços cedidos, como o Clube 3 de Julho e o ginásio de esportes. Com a finalidade de conseguir recursos, a patronagem trouxe importantes grupos a exemplo dos Mirins, Gaúcho da Fronteira e Berenice Azambuja. Posteriormente, em outras diretorias, ocorreu a construção da parte da frente, que abriga a secretaria e da parte traseira, onde hoje é a cozinha. Ainda na gestão de Jairo Velloso, aconteceu o primeiro fandango da Prenda Jovem, que reuniu várias meninas moças que debutaram no Sinuelo das Missões.

Existem fatos que não constam dos anais desta entidade, mas que foram de fundamental importância na história do nosso CTG. Entre tantos, citamos a primeira e única participação desta entidade tradicionalista no concurso regional de peões e prendas, quando se classificaram, na condição de Peão e Guri Farroupilha, Luiz Ivânio Paredi e Anderson Quevedo. Da mesma forma, foi a escolha, através de eleição na cidade de Porto Xavier, do Coordenador da 3ª Região Tradicionalista, Jairo Velloso que representava o Sinuelo das Missões e que permaneceu no cargo por duas gestões.



Uma das poucas imagens do antigo CTG.


O primeiro grupo de danças do CTG, que se tem conhecimento, 
foi criado na primeira gestão do patrão Luiz Carlos Rodrigues Dutra 
e chamou-se Caçula das Missões.

Invernada de danças tradicionais Chilenas de Prata




























Na imagem integrantes da invernada de danças tradicionais Chilenas de Prata e membros da Patronagem, durante a gravação do programa Canta Brasil, da TV Tarobá de Cascavel - Paraná, conduzida por João Luiz Furtado, filho de Rui Furtado, irmão do proprietário do sobrado, João da Costa Furtado.


Formação mais recente da Invernada de danças Chilenas de Prata













20/09/2017 - 50 anos do CTG Sinuelo das Missões. Membros da Associação Cultural de Bossoroca
entregam à atual patronagem, uma obra de arte da artista plástica Mirian Manzoni, representando
o CTG com sua sede antiga e a atual.

_________________________________________________________________