2º ENCONTRO SUL - AMERICANO DE FOLCLORE


A HISTÓRIA DO FOLCLORE NA BOSSOROCA

Vivemos atualmente, uma das maiores manifestações folclóricas da região e quem sabe, do Estado. A primeira edição do Encontro Sul-Americano de Folclore colocou nossa cidade como referência cultural além fronteiras, mostrando que nas missões rio-grandense, existe um sentimento e uma preocupação de preservação de nossa identidade cultural. O início de tudo, nos leva ao ano de 1984, quando, pela primeira vez na patronagem do CTG Sinuelo das Missões, Jairo Velloso, juntamente com os demais membros da patronagem, entendeu da necessidade de trazer à comunidade bossoroquense, principalmente à juventude, um pouco de nossa história cultural. Naquele ano, nas dependências daquela entidade tradicionalista, realizava-se a primeira palestra sobre folclore, com a presença de um estudioso das tradições do Rio Grande e de nossa herança folclórica. Vicente Miguel Soares, o professor Vicente como era conhecido, foi convidado a palestrar para alunos e pessoas de nossa cidade. Foi um evento memorável, de grande significado, que acabou despertando na Câmara de vereadores, a necessidade de dar continuidade ao trabalho iniciado. Naquela época a vereadora Cledi Viana Cardinal, através de proposição aprovada por unanimidade em 12 de setembro de 1984, sugeriu a criação de uma comissão permanente para coordenar a organização da Semana Municipal do Folclore, cuja vigência seria de 15 a 22 de agosto, iniciando-se no ano de 1985.  No entanto, apesar da iniciativa e da tentativa de conscientizar os demais vereadores da época em dar continuidade a este trabalho, nada mais foi feito. Passou-se o tempo, e 26 anos depois, as comemorações da semana do folclore ressurgem com força, e juntamente com o posadeño Eduardo Galeano, a Associação Cultural de Bossoroca realiza um evento significativo, importante e de uma beleza impar, trazendo para Bossoroca, delegações da Argentina e Paraguai, além de representantes de nosso país, como o DTG Noel Guarany de Santa Maria e o Grupo de Danças Populares Andanças, da capital do estado. O que se viu então foi muito mais do que já tinha sido visto. A cultura rio-grandense mesclou-se com as tradições de nossos vizinhos irmãos, num espetáculo visual diferente e agradável. Foram dois dias de palestras e apresentações artísticas, num clima de festa e confraternização, que cativou a todos e mostrou, mais uma vez, que na Bossoroca tão cantada e falada pelo Rio Grande, com uma história de grande importância no contexto cultural, não poderia ser diferente. E não foi. O 1º Encontro Sul-Americano de Folclore revelou-se como um importante marco em nossa história, que deverá continuar em 2012 e oxalá, permaneça por um bom tempo, como exemplo, para que a região e o estado compreendam a necessidade deste tipo de preservação, como única arma contra a voracidade de culturas alienígenas.
MOMENTOS DO 2º ENCONTRO


























A UNESCO declara que folclore é sinônimo de cultura popular e representa a identidade social de uma comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais, e é também uma parte essencial da cultura de cada nação. É importante lembrar que o folclore não é um conhecimento cristalizado, embora se enraíze em tradições que podem ter grande antiguidade, mas transforma-se no contato entre culturas distintas, nas migrações, e através dos meios de comunicação. Dentro deste contexto, a ACB – Associação Cultural de Bossoroca mais uma vez, realiza um dos maiores eventos culturais da região, o 2º Encontro Sul-Americano de Folclore, que trará até a “Buena Terra Missioneira”, delegações de países como Argentina, Uruguai e Paraguai, além de representações do Brasil, como o Grupo de danças populares Andanças, da UFRGS – Porto Alegre e o Grupo de Folclore Polonês Águia Branca, de Guarani das Missões. Com a realização deste evento, Bossoroca destaca-se, não somente na região, mas no estado, como uma referência, traduzindo desta forma, a preocupação com a preservação de nossa herança cultural em todas as suas formas. Venha conhecer parte de nossa história e de nossa cultura, e compartilhar um espetáculo diferente, com belas apresentações artísticas, além do convívio amigo e fraterno de nossos vizinhos irmãos. Venha à Bossoroca, a terra vermelha das Missões estará de braços abertos para recebê-lo.


CONHEÇA OS GRUPOS QUE ESTARÃO NO 2º ENCONTRO DE FOLCLORE 


ELENCO ARTÍSTICO TETÃGUÁ KYRE’Y


PARAGUAI
Fundado em setembro de 2003, o Elenco Artístico Tetãguá Kyre’y, tem sua sede na cidade de San Lorenzo, no Paraguai. O grupo, formado por jovens e adultos, apresenta danças do folclore paraguaio, danças tradicionais e de inspiração folclórica, alem de interpretações instrumentais com harpa e guitarra. Dentre os varios prêmios recebidos, foi vencedor no concurso Nacional do Centro Paraguaio de Danças, na edição de 2006. Foi clasificado em primeiro lugar no festival del Takuare’e, em Guarambaré, em 2009 e menção honrosa pela conquista do tricampeonato, em 2008.


GRUPO DE DANÇAS POPULARES ANDANÇAS



BRASIL
ANDANÇAS faz parte de um projeto de extensão da UFRGS. As montagens coreográficas buscam representar ritmos populares do Brasil, como frevo, Forró, Samba, Capoeira e Maculelê, danças do Pará e danças Gaúchas. Representou o Brasil em vários festivais na França  2002, Republica Tcheca 2004, no Chile em 2010 e Grécia Julho de 2011.


GRUPO DE FOLCLORE POLONÊS AGUIA BRANCA


BRASIL
Com trabalhos ligados a polonidade, desde 1969, a cidade de Guarani das Missões conta com o folclore polonês. Inicialmente chamado FOGAPOLO muito contribui para a difusão da cultura polonesa, através da dança, para o Estado do Rio Grande do Sul, Brasil e Países do MERCOSUL. O Grupo Folclórico Polonês Águia Branca, conhecido nacional e internacionalmente por sua grande contribuição cultural, é vinculado a Sociedade Cultural Guaraniense, criada em 18 de abril de 1979.


CONJUNTO  DE 
“DANZAS FOLKLORICAS PROVINCIA DE BUENOS AIRES”



ARGENTINA
O Conjunto Provincia de Buenos Aires, é composto por bailarinos do sul da cidade de Buenos Aires, cujo objetivo é a participação em encontros e concursos, únicamente pelo gosto de realizar apresentações de dança folcórica Argentina. Em suas diversas participações, foram vencedores do Festival Nacional de Malambo de Laborde, na cidade de Mar del Plata, em 2010.


QUARTETO DE MALAMBO “4º REGIMIENTO”



ARGENTINA
O Quarteto de malambo 4º Regimiento, da provincia de Buenos Aires pertence a  “Agrupación folklórica El ceibal", dirigido Tony Martinez com 30 anos de atividades folclóricas na Argentina. Integrado por Facundo Lencina - Dario Miqueo - Franco Martinez - Lucas Molina  e o Coreógrafo e preparador  Fernando Castro, Campeão nacional de malambo em 2009.


AGRUPACION DE NEGROS Y LUBOLOS  SONIDANZA


URUGUAI
O grupo Sonidanza surgiu no mês de maio de 2007, na cidade de La Paz, Uruguai, através do esforço de um grupo de jovens, realizando um antigo sonho, de que La Paz tivesse sua própria comparsa.  Assim surgiu, através deste esforço e com objetivos bem claros, com uma identidade definida. Suas apresentações consistem em batucadas, que nos leva ao “carnavalito”, espécie de manifestação folclórica e também, ao candombe, gênero musical afrouruguaio, que surgiu na cidade de Montevideo, por volta do século XVIII.

TABARÉ ARAPI Y SU BANDA


URUGUAI  
TABARÉ PETRONIO ARAPÍ  - Natural da cidade de La Paz – Canelones – Uruguai. Iniciou sua trajetória artística em 1968, durante o recital de Eustáquio Sosa e Alfredo Zitarrosa, no Centro Social de La Paz, quando se buscavam fundos para a Biblioteca Popular Carlos Vaz Ferreira. Em 1969 inicia a atividade de profesor de história até 1974, quando então, é destituido do cargo pela ditadura militar que governava o país. Grava seu primeiro trabalho musical em 1976, denominado “A su luna, a sus canteras”, em homenagem a cidade de La Paz. Mais uma vez, em 1981, é proibido pelo regime didatorial de atuar em público. Desde 1982, é integrante do corpo de jurados do Festival de La Paz, na condição de presidente, representando o grupo organizador. Em 1986, realiza apresentações na Italia e Siuça, nas ciudades de Torino e Genebra. Ja esteve em Paris e Barcelona realizando conferências sobre a música popular Uruguaia.

GRUPO DE DANZAS TRADICIONALES ALMA DE CARDO
URUGUAI                                                                                                                                                 ALMA DE CARDO - O grupo de danças tradicionais Alma de Cardo, iniciou suas atividades na cidade de La Paz – Canelones – Uruguai, no ano de 2008.   Surgiu com o objetivo de manter vivas, as tradições e os costumes de seu país. Seus espetáculos, apresentam uma mostra da cultura do Uruguai e sua evolução, apresentando danças tradicionais e estilizadas. O grupo Alma de Cardo realiza apresentações, no país e fora dele, sempre no intuito de colaborar com instituições e apoiando todas as formas de manifestações culturais. Atualmente, o grupo é dirigido por Beatriz Parodi e composto por bailarinos de diversas idades. Este grupo, em sua apresentações, nos leva ao passado gauchesco da Banda Oriental, através de coreografias e do vestuário utilizado.                                                                                                                                   



INVERNADA DE DANÇAS TRADICIONAIS 
CHILENAS DE PRATA


BRASIL
A invernada artística Chilenas de Prata, é parte integrante do Centro de Tradições Gaúchas Sinuelo das Missões, da cidade de Bossoroca - RS. Formada por jovens tradicionalistas, tem se destacado em apresentações locais, regionais e internacionais, a exemplo da participação no maior evento de folclore do Paraguay, o Festival Takuare'e, na cidade de Guarambaré, em 2011.