MANANCIAL MISSIONEIRO DA CANÇÃO - 7ª EDIÇÃO

O Manancial Missioneiro da Canção, em sua 7ª edição, foi muito mais do que um festival. Foi o fraterno encontro de amigos. Quase que é possível dizer que a 7ª edição do festival da Bossoroca, superou as edições anteriores. Embora realizado em local diferente das outras edições, o público compareceu em massa, lotando as dependências do CTG Sinuelo das Missões. No palco, um bonito espetáculo que mescla talento, competência e sensibilidade. Foram composições que falaram dos mais variados temas nos mais variados ritmos. Mais uma vez, a Bossoroca tão cantada Rio Grande a fora, reforça o conceito de referência cultural das Missões. Nas imagens momentos desta grande festa de música e cultura.

Alguns depoimentos sobre o festival:

Valter Portalete - "Existem eventos e "EVENTOS". O que os diferencia vai além da materialidade que os olhos absorvem. A energia, a luz e a força telúrica que brota da alma de quem organiza; de quem recepciona e de quem coordena é a divisa entre os dois. Por isso a cidade de Bossoroca realiza EVENTOS culturais. Por isso sempre é bom retornar a 'Buena Terra Missioneira',. Melhor ainda, para apresentar o Manancial Missioneiro da Canção ao lado da grande comunicadora Fabiane Oliveira II. Muchas Gracias Jairo Velloso e Acb Bossoroca pela oportunidade. Vida longa ao Manancial e aos trabalhos culturais da ACB, que conduzem com 'galhardia o nome do torrão que identifica o "cantor da Bossoroca Noel Guarany."
 ------------------------------------------------------------------
Vladimir Andrade Alves - Acb Bossoroca Só temos a agradecer pela hospitalidade e parabenizar pelo belíssimo festival, grato ao amigo Jairo e todos seus colegas por tudo, jantar nota 10, tudo muito bem feito, obrigado aos pais dos alunos pela confiança e pelo apoio que sempre tenho de vcs OK. Foi uma modesta apresentação mas cada minuto representa muito pra nossas crianças e sempre que pudermos voltaremos à Bossoroca. Obrigado, Musi-Arte.
-------------------------------------------------------------------

Roberto Ornes - Parabéns a todos o melhor resultado de um festival é...o melhor premio é...participar, rever amigos, estreitar amizades e fazer novos amigos, no 7º Manancial Missioneiro, mais uma vez forrei o poncho de cultura e de carinho de um povo amigo e hospitaleiro...que venha o oitavo...parabéns Bossoroca...até breve abraços.
 -----------------------------------------------------------------
Mario Amaral - A “BUENA TERRA” é uma verdade missioneira.
Minhas palavras são de agradecimento a esse povo que honra sua condição de gaúcho, missioneiro e de ser humano. É louvável a ação em resgatar temas nativos e manter a essência missioneira aos pés da Cruz de quatro braços, nos diversos eventos sócio-culturais realizados, entre eles o Manancial Missioneiro da Canção. O trabalho foi árduo, a hospitalidade ímpar e a resposta através da presença da plateia e do aplauso foram exemplares e emocionantes. Se houver crítica, que seja construtiva. Pois, se assim não for, as feridas abertas sangrarão de pena e de dor. E quem se animar a desconstruir essa ideia, repense seus afazeres, junte-se aos “Buena Terra” e ajude a manter o Pago forte como esta terra vermelha, alegre e mágico tal à fauna e flora das Missões, altivo feito a Cruz Missioneira, universal como seus ilustres representantes culturais, irmanado com nossos irmãos numa mesma causa. Parabéns aos amigos que derramaram o suor para que essa edição do Manancial acontecesse de forma magnífica, acolhedora e definitiva. Parabéns aos destaques premiados e aos demais participantes, que através das suas obras enriqueceram ainda mais a história do pampa. O Manancial, assim como outros festivais, só anda na direção do êxito, porque a inspiração e dedicação desses músicos, poetas e compositores afloram com a intenção de que suas almas sejam as páginas a serem lidas por todos nós.  Parabéns Acb Bossoroca e seus integrantes. A luta continua. Meu abraço aos parceiros da Comissão avaliadora, Jaerson Martins e Eduardo Maycá, pelo espírito de companheirismo, sinceridade, honestidade, amizade, entendimento e pela vontade de fazer o melhor. Aprendi muito com vocês. Parabéns Bossoroca. Viva o Manancial Missioneiro da Canção. Viva o Rio Grande do Sul.
 --------------------------------------------------------------------------------------------------------
Eduardo Maycá - Quero aqui agradecer imensamente pelo carinho que recebemos na Buena Terra missioneira Acb Bossoroca. Pelo 7° Manancial..dois dias que respiramos cultura..e em especial a toda comissão organizadora, ao amigo Jairo Velloso que confiou no nosso trabalho e a todos amigos presente no Evento..Feliz pelo Regalo maravilhoso feito pela amiga Miriam e que deixou mais ainda aquele gosto de hospitalidade, carinho, simplicidade com as pessoas, amigos, colegas músicos que estiveram pelo palco do Manancial. Muito obrigado Acb Bossoroca.
 ---------------------------------------------------------------------
Jaerson Martins - Como disse na madrugada deste Domingo, 01.07.2018, lá na "Buena Terra Missioneira", Bossoroca-RS, um pouco antes da divulgação do resultado da 7ª Edição do Manancial Missioneiro da Canção, liderada pelo caprichoso e dedicado Jairo Velloso: três palavras quero dirigir aos organizadores do MANANCIAL em sua 7ª EDIÇÃO. São elas: OBRIGADO; PARABÉNS e VONTADE.
OBRIGADO - por terem lembrado da minha pessoa para ser um dos integrantes do Corpo de Jurados; PARABÉNS - pela organização, pela dedicação, pela entrega à feitura desta 7ª Edição e; VONTADE - quando se tem, é plenamente possível fazermos as coisas acontecerem. Aos parceiros Mario Amaral e Eduardo Maycá entrego meu sincero e fraterno abraço, dizendo-lhes que foi um privilégio, uma honra e uma satisfação enorme ter trabalhado com os amigos. Até a próxima e que não demore!!!!!!!! (hehehe)
TENHO DITO.
 Momentos da 7ª edição do Manancial






Gerente da filial de Bossoroca das Lojas Becker


Presidente da Câmara de Vereadores

Secretário adjunto de cultura, turismo e lazer o RS.



Prefeito Municipal e soberanas do município


SHOW - Marcos Fabricio da Silva - Bossoroca



SHOW - crianças do projeto "Resgatando Noel" - Bossoroca

Coordenador do evento Jairo Velloso e autoridades

Comissão avaliadora: Mario Amaral - Jaerson Martins e Eduardo Maycá

Quando o frio da alma resfria gente (André Canterle e João Antunes)





Entre a ponte e o lajeado (Roberto Moraes - Mauro Dias e Regis Reis)


Aí vem chuva (Edegar Prestes e Vinicius Zancan)


Canto Pueblo (Kayke Mello)

Churieiro (Silvio Genro - Walter Borges - Ademar Pereira e Glademir Escobar)


Eu sou missioneiro (João Antunes - Anilton Peixoto e Airton Peixoto)



SHOW - Grupo Fênix (São Luiz Gonzaga)

Recepcionistas do Manancial

Rádio Nativa FM - Santa Maria


Apresentadores - Valter Portalete e Fabiane Oliveira

A palavra (Nino Ferraz e Rui Carlos Ávila)


Missioneira (Jaime Brun Carlos e Marcio Correa)



Nossa herança (Roberto Ornes e Alexandre Oliveira)



Porteiras fechadas (Joel de Freitas Paulo e Nirion Machado)


De Rosas, Marias e Anitas (Kauanny Kleyn)

O interior que há em mim ( Luiz Rosado e Leonardo Charrua)

SHOW - Escola Musi Art (São Borja)

SHOW - Escola Musi Art (São Borja)

Grupo Fênix

Grupo Fênix

Grupo Fênix

Grupo Fênix

SHOW - Felipe Prates (Porto Alegre)

Integrantes da Associação Cultural de Bossoroca









O jurado Eduardo Maycá recebendo uma lembrança de Rubens bertazzo

Jaerson Martins recebendo uma lembrança de Mirian Manzoni

Mario Amaral recebendo uma lembrança de Jairo Velloso


Caricaturas dos integrantes da comissão avaliadora, confeccionadas pela artista plástica Mirian Manzoni

Presidente da ACB Maria Julia F. Homn


Kauanny Kleyn - Poeta destaque - Troféu Catavento

André Canterle - Interprete destaque - Troféu Catavento





3º lugar - O interior que há em mim - Troféu Cativos

2º lugar - Quando o frio da alma resfria a gente - Troféu Igrejinha

1º lugar - De Rosas, Marias e Anitas - Troféu Manancial