NOTÍCIAS


NATAL MISSIONEIRO

No último dia 03 de dezembro de 2021, dentro das festividades natalinas promovidas pela Administração Pública, ocorreu o acendimento das luzes ornamentais na praça Porfirio Pereira.

É importante salientar que este trabalho resultou do esmero do Poder Executivo, e principalmente, do trabalho desenvolvido pelos funcionários municipais - Secretários, pessoal da oficina, eletricistas, etc.

Por toda esta dedicação, pode-se dizer que a decoração deste ano é uma das mais bonitas, comparada com outros anos.

Um bom número de pessoas participou deste terno e inesquecível momento, o momento mágico do Natal. A quadra principal da Rua João Gonçalves foi tomada pelo público, que foi agraciado com um show da dupla Giovane e Rodrigo, da cidade de Ijuí.

Para as crianças, que aguardavam ansiosamente, a chegada do Papai Noel foi o ponto máximo, com direito, inclusive, de ser fotografado com o Bom Velhinho.

 











LEI ALDIR BLANC - EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO

23/11/2020 - Finalidade: Manutenção de espaços artísticos e culturais, micro e pequenas empresas culturais, e outras instituições comunitárias, em conformidade com a Lei Federal 14.017, de junho de 2020, que trata sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecida pelo Decreto Legislativo 55.128 de 19/03/2020.

Os interessados deverão entregar os documentos de inscrição em envelope lacrado e identificado com o nome do proponente no protocolo da Prefeitura Municipal de Bossoroca.

PRAZO para entrega dos documentos: De 23 a 27 de novembro de 2020, até as 12 horas.

Edital disponível no LINK https://www.bossoroca.rs.gov.br/site 

Informações: 55 3356-4000 com a assessoria de turismo.


24/09/2020 - A Lei nº 14.017, de 29 de junho de 2020, carinhosamente denominada Lei Aldir Blanc, foi criada com o intuito de promover ações para garantir uma renda emergencial para trabalhadores da Cultura e manutenção dos espaços culturais brasileiros durante o período de pandemia do Covid‐19.

Diante desta perspectiva, a Administração Pública de Bossoroca, está fazendo um chamamento às entidades culturais do município, que tiverem interesse em inscrever-se para receber recursos para manutenção de seu espaço cultural, deverão realizar seu pré -cadastro através do link abaixo, na Secretaria de Cultura do Estado do RS:

https://cultura.rs.gov.br/cadastro-espacos-culturais

É através deste cadastro que a administração municipal poderá definir o rateio de valores no Plano de Ação. É importante esclarecer que este cadastro não é definitivo para o recebimento dos recursos, pois isto ocorrerá através da publicação de um Edital específico.

As entidades que quiserem usufruir deste benefício, devem realizar o cadastro até o prazo final de 02 de outubro de 2020 às 12:00 horas, pois neste horário será solicitado o relatório final de cadastrados à Secretaria do Estado.

Maiores informações: Prefeitura Municipal de Bossoroca, telefone (55) 3356 4000.


QUEM FOI ALDIR BLANC



ALDIR BLANC MENDES, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 2 de setembro de 1946. Foi um letrista, compositor e cronista brasileiro. Médico formado pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, hoje parte da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) com especialização em psiquiatria. No entanto, abandonou a profissão para se tornar compositor e um dos grandes letristas da história da música brasileira.

Em 50 anos de atividade como letrista e compositor, foi autor de mais de 600 canções. Sua principal parceria se deu com João Bosco, em colaboração que se estendeu pela década de 1970 e parte da década de 1980 e foi considerada como uma das "duplas fundamentais da MPB". Blanc teve cerca de 50 parceiros em sua carreira, e seus trabalhos mais notáveis como letrista estão “Bala com Bala”“O Mestre-sala dos Mares”“Dois pra Lá, Dois pra CᔓDe Frente pro Crime”“Kid Cavaquinho”“Incompatibilidade de Gênios”“O Ronco da Cuíca”“Transversal do Tempo”“Corsário”"O Bêbado e a Equilibrista"“Cata-vento e Girassol”, “Coração do Agreste” e “Resposta ao Tempo”.

Além de letrista, Blanc foi também cronista, tendo escrito colunas em publicações como as revistas O Pasquim e Bundas e os jornais O Globo, Jornal do Brasil e O Dia. Muitas dessas crônicas foram lançadas mais tarde como livros, como são os casos de "Rua dos Artistas e arredores""Porta de tinturaria" e "Vila Isabel, inventário da infância".] Apaixonado pelo Vasco da Gama, escreveu - em parceria com José Reinaldo Marques - o livro "Vasco - a Cruz do Bacalhau". Ao longo de sua obra, são várias as referências - implícitas ou explícitas - ao Vasco.

Salgueirense boêmio por muitos anos, acabou se tornando uma pessoa quase totalmente reclusa em seu apartamento na Muda, no bairro carioca da Tijuca. Segundo o próprio Aldir, sua reclusão era consequência de uma fobia social desenvolvida a partir de um grave acidente de carro, em 1991, que limitara os movimentos da perna esquerda. Em 2010, ao descobrir sofrer de diabetes tipo 2 e pressão alta, parou de fumar e beber. Em 2020, dias após ser internado em estado grave com infecção urinária e pneumonia, morreu em decorrência da COVID-19. Sua morte foi muito lamentada no meio artístico brasileiro.



COMISSÃO DA A.C.B. ENTREGA PAUTA DE REIVINDICAÇÕES AOS CANDIDATOS A PREFEITO DE BOSSOROCA




31/08/2020 - Uma comissão da ACB formada por Jairo Velloso, Maria Julia e Miriam Manzoni, entregaram aos candidatos a prefeito de Bossoroca para as próximas eleições, uma pauta de reivindicações tratando da cultura e turismo, no município de Bossoroca.

Nas eleições passadas, os candidatos eram convidados para que, em reunião previamente combinada, expusessem o seu plano de governo, principalmente nas situações que tinham relação com a cultura.

Diante da impossibilidade, em razão do período crítico que enfrentamos, foi elaborada uma pauta, baseada nos problemas e carências existentes nesta área, com pedidos e sugestões.

As demandas apresentadas são uma síntese de uma proposta bem mais abrangente, que eventualmente serão discutidas detalhadamente, depois das eleições de novembro.

Principais tópicos da pauta de reivindicações:

- Reativação da Secretaria de Turismo;

- Implantação do Fundo Municipal de Cultura;

- Valorização e conservação dos pontos turísticos e locais históricos;

- Revitalização do museu municipal Paulina A. Pereira;

- Reestruturação do centro de apoio ao artesanato;

- Reforma e conservação do prédio da ACB – Grupo Escolar Gaspar S. Martins;

- Encontrar alternativas para retomada do prédio da antiga Viação Férrea;

- Estimular a realização de festivais estudantis;

- Reestruturar o cemitério da Igrejinha, início da história de Bossoroca;

- Retomar os estudos para construção de um centro cultural;

- Buscar alternativa de auxiliar e orientar o turistas que vem até nossa cidade;

- Política de parceria, participação e valorização dos locais históricos de propriedade particular. 



SUCESSO EM MAIS UMA EDIÇÃO DO ENCONTRO DE FOLCLORE

Encerrou-se no dia 27 de outubro – domingo, a 6ª edição do Encontro Sul Americano de Folclore, que aconteceu nas dependências do CTG Sinuelo das Missões. Foram dois dias de muitas apresentações dos grupos participantes, que vieram do Chile, Paraguai, Uruguai e Argentina, juntamente com delegações do Brasil (Soledade – Santana do Livramento – Santiago - São Luiz Gonzaga e Bossoroca). No domingo, apesar de toda chuva que caiu, as dependências do CTG Sinuelo das Missões ficaram lotadas e os presentes puderam apreciar um show de ritmos e cores. Foram inúmeras as manifestações do público presente, parabenizando o trabalho da Associação Cultural na realização deste evento. Veja as imagens.





VISITA DE ALUNOS DA UNIJUI


17/06/2019 - Um grupo de alunos da Universidade de Ijuí, do curso de jornalismo, juntamente com o professor Celestino, esteve visitando os locais históricos de nosso município, fotografando e filmando, com depoimentos, o Cemitério dos Cativos, o Sobrado, a estátua e o mausoléu de Noel Guarany. A intenção é realizar um documentário da cidade e dos locais visitados. Jairo Velloso, Jéssica Leal - assessora de imprensa e Alexandra de Carli - assessora de turismo do município, acompanharam os visitantes.





























                                JANTAR BAILE DA ACB - 25 anos de história


15/06/2019 - No último dia 15 realizou-se o jantar baile em comemoração aos 25 anos da ACB. As dependências do Clube 3 de Julho foram tomadas pela comunidade e visitantes. 

O show da noite ficou a cargo dos músicos argentinos José Horário Schenwald, Jesus Marques e Luiz Marques.e pelos bailarinos Teresita Katchiuk e Juan Alberto Fiege, integrantes da comitiva da cidade de Campo Grande Misiones - Argentina, acompanhados do Diretor de Cultura e Educação Júlio César Vasquez e esposa. 

Na oportunidade, os integrantes da 1ª diretoria da ACB, eleita em 1994, foram homenageados. 

Conforme pronunciamento, Jairo Velloso que foi o primeiro presidente, "os integrantes da diretoria inicial tiveram um papel muito importante na história da ACB pois, foram os que deram os primeiros passos, enfrentaram os primeiros problemas e tiveram, com certeza, o gosto da primeira vitória. 

Foi a persistência, a coragem e a dedicação que fizeram que esses passos tivessem rumo certo, pois hoje, a ACB se consolida como uma das mais importantes entidades culturais da região. 

A diretoria inicial da ACB foi assim constituída: Jairo Velloso, Raul Nunes Moreira, Itaner Soares Ennes, Cirenio José Dalcarobo, Salomão Valença dos Santos, Malvina de Fátima Nunes, Mirian Nascimento Manzoni, Elisane Souza Leães, Eloisa Quevedo, José Paulo Urach, Luiz Hevando Medeiros e Sonia Lopes. 

Diversas autoridades prestigiaram este evento, como o prefeito Municipal José Moacir Dutra e esposa, Vice - Prefeito Beto Nascimento e esposa, vereadores e assessores municipais, presidente da Confraria do Icamaquan - João Antunes e esposa, Patrão do CTG Sombra de Carreteiro e esposa e presidente do Sindicato Rural, Milton Felten e esposa. 

De São Luiz Gonzaga esteve presente a Secretária de Cultura e Turismo de São Luiz Gonzaga - Rose Grings e seu esposo, Ney Gioda Malgarin e esposa Eni Malgarin e o ex presidente da ACB José Paulo Urach e esposa. 

Na chegada esta comitiva foi recepcionada no galpão crioulo da escola de Ensino Médio. Já o almoço aconteceu na Fazenda do Banhero, de Crescêncio F. da Silva.


Nas imagens, momentos desta grande festa.





































ACB - 25 anos promovendo a cultura na Buena Terra


A Associação Cultural de Bossoroca, foi fundada no ano de 1994, completando em 2019, 25 anos de atividades culturais. Se consolida, a cada projeto, como uma das mais importantes entidades culturais da região missioneira e da fronteira oeste. É conhecida internacionalmente através da realização do Encontro Sul – Americano de Folclore, que traz até Bossoroca, delegações de países latino americanos, a exemplo da Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. 

Desenvolve projetos de divulgação da Buena Terra Missioneira e de valorização dos artistas locais, como o “Cantochão Missioneiro”, edição de um CD com trabalhos de poetas, compositores, intérpretes e músicos naturais de Bossoroca ou que aqui residam há pelo menos, cinco anos.

É responsável pela realização do Manancial Missioneiro da Canção, um dos poucos festivais que ainda resistem no cenário nativista do RS e que em 2018 chegou a sua 7ª edição.

Sem sombra de dúvidas o trabalho desenvolvido pela ACB vai além da simples realização de eventos. É o resultado da dedicação e responsabilidade dos integrantes desta associação.


Como forma de registro desta data tão importante, a Associação Cultural estará realizando um jantar baile no dia 15 de junho, nas dependências do Clube 3 de Julho, animado pelo grupo santiaguense Trio Top Show e a participação especial do musico argentino José Horácio Schenwald, da cidade de Campo Grande – província de Misiones.
José Horácio Schenwald



Acb inicia movimento de preservação de prédio histórico

No último dia 11, membros da diretoria da ACB – Associação Cultural de Bossoroca, estiveram reunidos com o Prefeito Municipal, quando levaram ao mesmo, sua preocupação com o estado de conservação do prédio localizado na esquina das ruas João Fagundes e João Gonçalves, onde atualmente funciona o Museu municipal, a sede da ACB, a inspetoria veterinária e um posto do DETRAN. Construído em 1938/1939 em terreno cedido pela Sra. Paulina Alves Pereira, foi o primeiro grupo escolar do município e levou o nome de Gaspar Silveira Martins, que havia sido deputado estadual e ministro.Os tijolos utilizados para construção deste prédio, foram adquiridos da olaria do Sr. Alfredo Aquino, uma das primeiras indústrias de Bossoroca. O grupo escolar contava com três salas de aula, uma sala destinada à secretaria e dois banheiros. Posteriormente foi ocupado pelo ginásio estadual Miguel Fernandes, pela prefeitura municipal, Câmara de Vereadores, Brigada Militar e inspetoria veterinária. O prédio apresenta alguns problemas estruturais que foram se agravando no decorrer do tempo e se alguma providência não for tomada, estará em breve, seriamente comprometido. Diante desses fatos e considerando a importância histórica do mesmo, a ACB está envidando esforços e buscando alternativas de preservação deste importante patrimônio cultural de Bossoroca. Nesta reunião com o Prefeito Municipal o mesmo mostrou-se solidário à preocupação da ACB e garantiu que fará o possível para tentar auxiliar neste movimento de preservação do primeiro grupo escolar do município de Bossoroca.